segunda-feira, 1 de junho de 2009

Condições históricas que influenciaram o surgimento da Filosofia.

A Filosofia teve origem no Séc. VII e início do Séc. VI a.C nas colônias gregas, valendo ressaltar algumas condições históricas para o seu surgimento, como o fato da Grécia ser até então um país agrícola que paulatinamente desenvolveu-se no comércio, na indústria artesanal e politicamente. O surgimento da classe dos comerciantes e o fluxo gerado pelo comércio possibilitou a entrada e saída de estrangeiros com uma diversidade cultural que facilitou o aparecimento da ciência e da construção de um novo perfil sócio-político.
Outro fator importante é a religião, já que com ela, os homens apreendem a noção de totalidade, e através dos deuses congregam a natureza como um fenômeno onde tudo se relaciona com tudo, sendo que os deuses estão presentes no todo natural e essa relação unificada e sagrada entre todas as coisas é fundamental para uma construção racional do mundo.
A arte também é um ponto relevante que dominava o imaginário dos homens antes do nascimento da filosofia, por meio da fé e de representações, buscando solucionar questões de outra maneira em relação aos propósitos filosóficos, ajudando a preparar a mentalidade grega para o nascimento da filosofia, cujo objetivo é alcançar a razão última dos seres.
A filosofia nasce, portanto, como a tentativa do homem de desvendar os mistérios encontrados não mais pela via imaginária do mito, mas amparando-se no pensamento racional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário