quinta-feira, 4 de junho de 2009

Influência da religião para o surgimento da filosofia.

A filosofia originou-se no Séc. VII e início do Séc. VI a.C nas colônias gregas. De acordo com os historiadores algumas condições contribuíram nesse processo, como as sócio-políticas, artes e religião.
A religião deu sua contribuição a partir da noção de totalidade e de unificação dada aos homens a partir do conhecimento religioso, já que os deuses estão presentes no todo natural e essa relação unificada e sagrada entre todas as coisas é fundamental para uma construção racional do mundo. Havia dois tipos de manifestação religiosa, a religião pública, onde se cultuava aos deuses tradicionais, em que a natureza era considerada algo divino e cada um dos deuses possuía uma função específica diretamente ligada à vida humana, interferindo em todas as dimensões da vida dos homens; e a religião dos mistérios, restrita, geralmente cultuada por sábios, onde tais mistérios eram chamados de “órficos” e concebiam a alma humana como imortal, passando por inúmeras reencarnações; a alma, por ter uma constituição diferente do corpo, passa a conflitar com ele. Esta dualidade posteriormente servirá para construir alicerces à futura história da filosofia.
“A religião é um fator importante para o surgimento da filosofia, mas não se constitui como uma mera assimilação de dogmas estabelecidos. Ela se faz importante numa perspectiva de poder conduzir o homem à manifestação de princípios, regras que eram aderidos pela consciência como fruto de uma liberdade de escolha.” (pág.11)

Nenhum comentário:

Postar um comentário