quinta-feira, 28 de maio de 2009

ESSA TAL FILOSOFIA




Enquanto estudante do curso de Filosofia, tenho me deparado com um mar de informações, dúvidas, questionamentos e um desejo muito sincero de conhecer. Ponho a cara pra bater! Postarei aqui alguns de meus trabalhos referentes às atividades fornecidas pelo curso. A quem interessar, deixo aqui o espaço para comentários, críticas e complementações. Perdoem-me os especialistas da área. Sejam tolerantes comigo, estou apenas calibrando...

O QUE É FILOSOFIA, AFINAL?

Definir filosofia não é fácil, pois a própria filosofia já foi pensada e repensada tantas vezes desde que o termo foi inventado, e mesmo assim muitas são as idéias e controvérsias. O filósofo, alguém que se coloca como amigo da verdade, do conhecimento, não pode ser visto como o dono deste, mas tendo consciência da necessidade de buscar o conhecimento dentro do seu eterno desconhecer. Filosofia é a capacidade de manter sempre em vista um horizonte que poderá jamais ser alcançado, mas que por si só nos motiva em tal busca, ao invés de ficarmos estagnados no tempo, esperando que as coisas aconteçam.
Filosofia é a faculdade de manter acesa a curiosidade infantil sem perder a admiração e o espanto. O filósofo, como amante do saber, não dispõe necessariamente deste saber, mas tenta levar outros a buscarem junto com ele, através da reflexão, o conhecimento.
A busca pelo saber leva a uma especulação que não tem fim, que não se preocupa em resolver, solucionar, encontrar respostas prontas para tudo, mas sim em sugerir questões e propor problemas, estimulando a reflexão e a curiosidade.
Vivemos fazendo suposições a partir dos comportamentos observados nos outros e em nosso próprio comportamento, de acordo com o que se institui as coisas como certas e erradas, aceitas ou não socialmente, de forma automática e repetida, porém, dentro de tais suposições óbvias, o homem pode indagar sobre todas as coisas, fugindo da passividade do cotidiano e assumindo uma atitude filosófica, ou seja, a não aceitação das coisas dadas como prontas e partindo para a interrogação sobre elementos do cotidiano e da existência, situando neste contexto o por que de todas as coisas. Concordo com Marilena Chauí, quando esta diz que a Filosofia pode ser a decisão de não aceitar as coisas como óbvias, as idéias, os fatos, as situações, os valores e os comportamentos. Filosofia pode ser definida como a não aceitação dos elementos da existência humana sem antes havê-los investigado e compreendido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário