quinta-feira, 28 de maio de 2009

TRISTEZA X DEPRESSÃO




Toda pessoa fica triste em algum momento de sua vida, sendo este um sentimento normal entre os seres humanos. A tristeza pode estar relacionada a várias situações do dia-a-dia, como perda de emprego, fim ou falta de relacionamento amoroso, morte de alguém próximo, sentimento de revolta, baixa auto-estima, frustrações de toda ordem e intensidade, pois cada pessoa sente as coisas de forma única e diferente.
Esse sentimento melancólico às vezes dura dias, semanas ou até meses. E aí bate aquela dúvida: será que eu estou com depressão?Para a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), a depressão é uma doença que envolve o corpo, o humor e os pensamentos, afetando a maneira da pessoa se alimentar e dormir, sua percepção de si mesma, e como percebe o mundo a sua volta. Segundo a Organização Mundial de Saúde, cerca de 15 milhões de brasileiros sofrem com a depressão.
A depressão não é um problema exclusivo da idade adulta, podendo acontecer na infância e adolescência, sendo esta última de difícil diagnóstico, já que é um período em que os sintomas da depressão podem se parecer com aqueles comportamentos comuns da adolescência, onde há uma grande variação de humor
Para a constatação de um quadro depressivo é necessária a verificação de vários sintomas como apatia, insônia ou sono muito longo, alteração no apetite, diminuição do rendimento nas atividades corriqueiras, falta de perspectivas, isolamento, choro fácil, desmotivação, etc.
A depressão não pode ser confundida com a tristeza, já que esta acontece a partir de um motivo real, enquanto a depressão não. Normalmente a depressão é detonada por uma crise, como o rompimento de um relacionamento, a perda de um ente querido, por exemplo. O que vai definir se existe um quadro depressivo é a duração dessa tristeza.
O diagnóstico precoce é muito importante para a recuperação do indivíduo. O tratamento mais eficaz é o acompanhamento psiquiátrico para a administração de psicotrópicos e a psicoterapia, processo que pode durar de seis meses a um ano, dependendo do caso e da adesão do cliente ao tratamento.
A depressão vem causando muita dor no seio de muitas famílias e um grande vilão nesse processo é a falta de informação e mesmo a falta de percepção do outro, o que leva a crença de que “a pessoa é assim mesmo”; “é o jeito dela”; “é mais reservada mesmo”. Muitos suicídios acontecem, muitas vidas perdem o sentido, quando poderiam através de uma mudança de postura serem resgatadas. Você é importante para ajudar. Observe com mais cuidado as pessoas que te cercam, oriente, fale sobre o assunto. Procure ajuda.
Como diria Balzac: O homem começa a morrer na idade em que perde o entusiasmo.
Evelyne Carvalho – Psicóloga Clínica Especialista em Saúde Pública e em Ensino Superior

Nenhum comentário:

Postar um comentário